Como as empresas devem se reinventar para fazer frente aos novos
desafios da era digital?
Esta pergunta nos faz refletir em como gerenciar tantos desafios diários e olhar
para novos cenários de possibilidades e oportunidades? Como estar a frente da
concorrência e ser competitiva ao mesmo tempo?
No contexto atual, a inovação e a criatividade
devem imperar. As informações se tornam obsoletas em minutos. No entanto, a
velocidade também é a maior aliada para quem está acompanhando as novas
tecnologias, sejam de gestão e de negócios.
A criatividade, do
ponto de vista organizacional é a capacidade de construir alternativas
mercadológicas, seja através dos compostos de marketing ou através de
intervenções na organização a fim de resolver problemas na sua gestão ou
conturbações nos ambientes interno e externo.
A globalização trouxe
novos paradigmas para os mercados e para a sociedade como um todo. O processo
de inovação está fortemente vinculado a capacidade de lidar com as novas
tecnologias, superar os desafios lançados e transformar suas ferramentas em vantagens competitivas.
Este processo de
inventividade deve ser acompanhado da lógica mercadológica, do comportamento dos
consumidores e estar atento às tendências, uma vez que as tecnologias são
altamente dinâmicas.
As tecnologias
trouxeram a concepção de marketing global. A internet hoje, quebrou com as barreiras nacionais
e o mercado tonou-se apenas um: a grande aldeia global, o planeta Terra.
O processo de
inovação, assim, está atrelado às tecnologias num processo
irreversível, onde o desenvolver novas possibilidades tecnológicas pode
representar liderar um mercado, se manter nele ou falir.
Para um negócio prosperar nesse contexto, deve-se haver na empresa pessoas criativas e dispostas para estar antenadas as modificações constantes do mercado global, e preparadas para criar soluções inovadoras para seu negócio.
Para um negócio prosperar nesse contexto, deve-se haver na empresa pessoas criativas e dispostas para estar antenadas as modificações constantes do mercado global, e preparadas para criar soluções inovadoras para seu negócio.
Google:
exemplo de inovação
A gigante Google é um exemplo de inovação e criatividade.
Veja esse vídeo de como um simples site de buscas se tornou um dos maiores impérios digitais do mundo, e o que eles fazem para se manterem no topo.
E você, já trabalhou a inovação em seu negócio? Elaborou seus objetivos? Tem dúvidas? Podemos ajudá-lo? Deixe sua opinião, sugestão ou dúvidas.
Acesse já www.agenciaimpact.com.br.
Everton Souza é especialista em marketing digital e desenvolvedor web. Está na área de marketing digital e de desenvolvimento web desde 2010. É fundador e administrador da Impact Agência Digital. Já gerenciou as áreas de marketing digital de empresas de diversos portes e áreas, além de dezenas de projetos pessoais e consultorias à terceiros.
Conheça mais de seus trabalhos no site:
0 comentários:
Postar um comentário